FIOS E CABOS ELÉTRICOS COM IRREGULARIDADES SÃO APREENDIDOS PELO IPEM RONDÔNIA EM AÇÃO CONJUNTA COM RECEITA FEDERAL
}

FIOS E CABOS ELÉTRICOS COM IRREGULARIDADES SÃO APREENDIDOS PELO IPEM RONDÔNIA EM AÇÃO CONJUNTA COM RECEITA FEDERAL

Publicado em 18/04/2022, 16:48 ・ Por Time Ibérica

Com a finalidade de combater a concorrência desleal, além de garantir que o consumidor não corra o risco de comprar produtos de baixa qualidade, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia - Ipem, tem intensificado fiscalização em vários estabelecimentos. Na quinta-feira (14), em Porto Velho, foi realizada mais uma ação do Ipem, resultando na apreensão de 178 rolos de fios e cabos elétricos por não estarem de acordo com as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia -Inmetro. A ação foi realizada em parceria com a Receita Federal em uma transportadora da cidade.


"O objetivo da operação em conjunto com a Receita Federal é de conferir se os materiais estão de acordo com as normas do Inmetro, garantindo assim a eficiência da mercadoria e a segurança nas instalações que utilizam esses produtos, sejam elas em residências, empresas, indústrias, dentre outros locais", destacou o diretor técnico do Ipem, Waldir Tschurtschenthaler Costa.


A utilização de quantidade inferior de cobre na fabricação de fio e cabos elétricos tem sido combatido pelo Plano Nacional de Combate ao Mercado Ilegal. "Isso faz com que esses materiais estejam fora das normas estabelecidas e que está sendo fortemente combatida pelo Inmetro", frisou o metrologista do Ipem, Igor Argento.


Para o presidente do Ipem Rondônia, Theodoro Rahal, a população precisa ficar atenta no ato da compra de produtos elétricos em estabelecimentos comerciais. "Os consumidores e os comerciantes precisam comprar, verificando se realmente possuem o certificado e o registro ativo, para que não haja nenhum tipo de transtorno", pontuou.


Os fios e cabos elétricos estão entre os materiais mais importantes que formam a instalação elétrica de um imóvel. Para que a instalação seja segura e funcione de forma correta, é essencial que as características dos cabos elétricos estejam em conformidade com os requisitos exigidos pela legislação do Inmetro, órgão na qual o Ipem-RO é delegado no Estado de Rondônia.


O consumidor que encontrar, ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos elétricos, pode informar à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 647 7277.

Fonte: Folha de Vilhena


Confira outras notícias da Cia. Ibérica:

PCPR E GUARDA MUNICIPAL APREENDEM 400 QUILOS DE FIOS DE COBRE EM PONTA GROSSA
FORÇA-TAREFA FECHA O CERCO CONTRA O COMÉRCIO DE FIOS DE COBRE E RECICLÁVEIS
POLÍCIA CIVIL FISCALIZA VENDA DE FIOS E CABOS ELÉTRICOS EM CAXIAS DO SUL